abr 032016
 

Ciclovida

O Coletivo Ciclovida é formado por um grupo de agricultores e agricultoras do assentamento Barra do Leme, em Pentecoste (Ceará) que se propõem a realizar atividades ambientalistas, ecológicas e cicloativistas de resgate e transporte de sementes crioulas.

Conscientes de que as ações das políticas públicas no Nordeste estão envolvidas com a Indústria da Seca – geração de lucros a partir da desertificação da mata nativa para a criação de monoculturas, de gado e a devastação florestal, assim como a manutenção da seca como troca de favores e compra de votos -, o grupo está desenvolvendo um projeto piloto que pretende entregar às vítimas do Polígono das Secas uma proposta concreta para solucionar o problema das secas, baseando-se em 3 princípios básicos: 1) Tecnologia simples, 2) Baixo custo e 3) Eficácia.

A ideia do Projeto é construir cisternas subterrâneas, os chamados olhos d’água, utilizando a potencialidade do solo local e o processo de enraizamento de árvores frutíferas que serão plantadas em cima dos olhos d’água com o intuito de perenizar esses poços e aumentar a área de irrigação da terra sem perda por evaporação, como é típico das ações de políticas públicas de açudamento ou construção dos grandes espelhos d’água. Esses olhos d’água se tornarão lençóis freáticos capazes de abastecer as comunidades próximas e, com a efetivação do projeto, transformar a ideia em uma nova política pública.

O Projeto já está sendo executado e com o intuito de arrecadar verba, o Ciclovida organizou uma programação cultural e comunitária durante o feriado da Semana Santa. A maioria dos participantes, vindo principalmente de Fortaleza, adotaram a bicicleta como meio de transporte e chegaram no assentamento na quinta, sexta e sábado. Na noite do sábado, ocorreu as apresentações da peça “A virada de Catirina no encontro com o mago e as trapalhadas de Matheu” e do Circo Pirata, seguidas de um sopão comunitário, sarau de poesias, músicas e palco livre.

A Organização Resistência Libertária tem o intuito de potencializar as ações do Ciclovida, promovendo ações educativas de caráter ambientalista em parceria com uma escola de Pentecoste, assim como ajudar na organização de eventos culturais para a arrecadação de fundos para continuar a desenvolver o projeto piloto.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)