[Brasil] Em Fortaleza (Ceará), manifestantes exigem libertação de Mumia Abu-Jamal
Ocorreu em Fortaleza, pela manhã e tarde de ontem (24), um ato público pela libertação do jornalista radical afro-americano Mumia Abu-Jamal. Pela manhã a intervenção aconteceu próximo ao Centro da cidade, em frente ao Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), local reconhecido pelo governo americano como promotor da cultura dos EUA no Ceará.
No decorrer da manifestação foi realizada uma oficina de confecção de cartazes, que foram fixados nos muros do IBEU e em frente ao local, onde os manifestantes ficaram por algumas horas em vigília. Algumas das frases contidas nos cartazes dos manifestantes e entoadas como palavras de ordem: “Libertar Abu-Jamal e destruir o capital!”, “Milhões por Mumia!”, “Abolição da pena de morte!”, “Free Mumia”, “Pela libertação de todos os presos políticos!”. No mesmo local, os manifestantes distribuíram panfletos para os passantes, com um texto denunciando as injustiças no processo de Mumia e contando sua história de mais de trinta anos de luta e resistência. Foram apresentadas músicas em homenagem a Jamal, em voz e violão.
Pela tarde, os manifestantes se dirigiram em caminhada até a Agência Consular Americana em Fortaleza, há alguns quilômetros do IBEU, a fim de entregar uma carta denúncia à Agente Consular norte-americana responsável, mas ela não se encontrava no local.
A carta conta com assinatura de movimentos, organizações e grupos, e pede a libertação imediata de Mumia, abolição da pena de morte e fim do encarceramento em massa.
Esta manifestação ocorreu no dia do aniversário de 58 anos de Mumia Abu-Jamal, e faz parte da campanha mundial de solidariedade e pela sua libertação.
Henrique Buenaventura Raskólnikov