Declaração do I Seminário de Gênero
“Mulheres do Gueto lutam sem medo”
Nós, mulheres da Organização Resistência Libertária, integrante da Coordenação Anarquista Brasileira, e nós mulheres do Movimento Social FOME, reunidas no I Seminário de Gênero intitulado “Mulheres do Gueto que Lutam sem Medo”, afirmamos nossa disposição de enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher: física, sexual, simbólica, psicológica e patrimonial. Quer seja violência doméstica, institucional, nos movimentos sociais e em organizações políticas.
Afirmamos que permaneceremos unidas na luta por igualdade de direitos sociais e pela livre expressão da nossa sexualidade. Permaneceremos cotidianamente em nossos espaços de atuação construindo a emancipação das mulheres. Sabemos que nossa classe só será livre quando nós, mulheres, formos livres. E essa verdadeira liberdade só poderá existir em uma sociedade socialista, em que não sejamos obrigadas a vender nossa força de trabalho.
Aqui, da periferia urbana, aproveitamos o espaço para declarar solidariedade à luta das mulheres camponesas, indígenas, quilombolas e de outras periferias. Declaramos solidariedade à luta das mulheres zapatistas, no México, e à luta das mulheres Curdas, no Oriente Médio.
Assim, nos propomos a enraizar o feminismo pelo Ceará, pelo Nordeste, pelo Brasil e pelo mundo.
Construir mulheres fortes!
Construir um povo forte!
Terrenos Novos – Sobral
19 de setembro de 2015