jul 052012
 

Solidariedade: venda de DVD’s do Ciclovida

Está a venda o documentário Ciclovida (Lifecycle), que pode ser adquirido pelo valor de R$ 6,00 (+ despesas postais, para o caso de endereços fora de Fortaleza). As cópias vendidas serão revertidas em infra-estrutura para ações do Projeto no Assentamento Mandu Ladino, localizado no município de Pentecoste, Ceará. No momento, a região onde se localiza o assentamento passa por sérios problemas, devido à seca que assola o Ceará este ano. Por esse motivo, é fundamental a contribuição dos militantes, ativistas, grupos, organizações e todas as pessoas sensíveis do mundo com a aquisição do DVD e com outras formas de apoio solidário. Quem tiver interesse, também pode contribuir enviando qualquer quantia em dinheiro para o Projeto. Para a aquisição do DVD ou outra forma de contribuição, basta enviar um e-mail para resistencialibertaria@riseup.net, com o assunto “Documentário Ciclovida”, e aguardar resposta com as instruções de pagamento.

Segue abaixo a sinopse e ficha técnica do filme.

 

Sinopse

O filme começa com um foco na narrativa, o espectador é introduzido e passa a ser inserido no carismático dos protagonistas – Inácio e Ivânia – e sua luta para sobreviver e progredir no físico, político e socialmente desafiante ambiente rural do Nordeste do Brasil, uma das regiões mais pobres da América do Sul.

As pressões da agricultura industrial, com foco em culturas para gerar biocombustíveis são explicadas em pormenor, incluindo as bases históricas. Em particular, este filme retrata intimamente os impactos econômicos e ecológicos de tais práticas agrícolas e as suas utilizações implícitas de adubos químicos e pesticidas e sementes geneticamente modificadas a partir dos protagonistas.

Inácio e Ivânia concebem a idéia e plano da viagem de bicicleta a Buenos Aires, na Argentina – mais de 8 mil quilômetros (ida e volta). Eles descrevem a sua filosofia respeitosa de uma nova relação com a Terra e de outras pessoas como a base para o seu modo de transporte e da necessidade de reunir sementes naturais e criar redes para a futura partilha de idéias e de sementes como a motivação para a viagem.

O filme segue então os protagonistas, uma vez que inicia a sua viagem ao sul do Brasil, para além das fronteiras do Paraguai até chegar em Buenos Aires, na Argentina – e finalmente de volta para casa no Nordeste do Brasil, parando no caminho para recolher idéias inovadoras, sementes e conhecer histórias de luta pela terra – assim como algumas escolas agrícolas, pequenos agricultores e outros apoiantes simpáticos à sua causa.

O filme também toca em aspectos pessoais da viagem de Inácio e Ivânia, uma vez que os seus próprios medos de um fracasso, a solidão e a separação da família e amigos – assim como isolamento da cultura de massas.

Com o crescimento e a distribuição das sementes recolhidas após o retorno dos protagonistas, existe a necessidade de continuar a caminhada em busca de uma nova relação com a terra.

Ficha Técnica

Título: Ciclovida

Gênero: Documentário

Tempo de Duração: 88 minutos

Ano de Lançamento: 2010

Câmera: Matthew Feinstein, Ivânia de Alencar, Inácio do Nascimento, Philipe Ribeiro e Jorge Ota

Edição: Irmãos Feinstein

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)