nov 172021
 

Ilustração: Rusha

Este 20 de Novembro marca 326 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares por bandeirantes a mando do poder colonial capitalista. De lá para cá, o povo negro brasileiro segue sendo violentado de diversas formas pelos de cima, mas também resiste desde baixo e luta corajosamente todos os dias.

A pandemia da covid-19 e a piora do cenário econômico com as políticas neoliberais prejudicaram ainda mais o povo negro, que sofre com a precarização da saúde pública, com o desemprego e a miséria, os despejos, a brutalidade policial e todo tipo de violência racista do Estado e Capital. Não foi à toa que o movimento negro esteve na linha de frente das principais manifestações das classes oprimidas durante a pandemia, como na repercussão do assassinato de George Floyd, nos EUA, no assassinato de Beto Freitas por seguranças do Carrefour, em Porto Alegre, na Chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

Ilustração: Cumbe – Marcelo D’Salete

Em 2020, 3 em cada 4 pessoas assassinadas no país eram negras, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Quase 80% das pessoas mortas pela polícia eram negras. Entre as vítimas de feminicídio, mais de 60% eram mulheres negras. Números que mostram a perpetuação da violência racista inaugurada com o genocídio indígena e o tráfico de africanos escravizados, e continuada com o governo militar, miliciano e neoliberal de Jair Bolsonaro, com a conivência das classes dominantes.

Como revolucionárias e revolucionários, não acreditamos que a disputa dentro das instituições racistas de Estado ou do capitalismo vão mudar essa realidade. É a partir da construção de um povo negro forte combativo, na luta cotidiana nos diversos setores, como estudantil, sindical, do campo, das quebradas e quilombos, que podemos construir e oferecer uma real alternativa de transformação social que destrua o racismo e também combata a dominação estatal e capitalista!

Alimentados pelos exemplos de Zumbi e Dandara de Palmares e pela resistência negra nestes cinco séculos no continente latino-americano, nós anarquistas da CAB seguimos fortalecendo a luta pela base na construção de um povo negro forte, na construção do Poder Popular e do Socialismo Libertário!

VIVA DANDARA E ZUMBI!
FORTALECER A LUTA PELA BASE DO POVO NEGRO!
PELO PODER POPULAR!

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)