out 122022
 

Um povo forte, é um povo organizado… O compromisso com a causa deve ser profundo, assim como o compromisso com a organização política que possui um projeto social de transformação, a organização anarquista que pretende organizar tudo distintamente, de modo que o coletivo não anule, mas potencialize o indivíduo. Vamos! Vamos! Porque esta causa merece tudo.

“El viejo” Juan Carlos é, para nós, uma das sementes mais importantes para a construção do anarquismo latino-americano; um militante de grandiosa importância para que tenhamos como memória de luta, organização e rebeldia, a persistência na longa peleja que nos aguarda pela frente. A construção dessas três décadas de organização política anarquista no Brasil tem nele uma das maiores influências.

Mechoso nasceu no ano de 1935, e seu enraizamento no anarquismo se deu cedo, ainda aos 14 anos de idade. Em 1956, participa da fundação da Federação Anarquista Uruguaia (fAu). “Foi militante comunitário no Ateneu do Cerro, dirigente sindical dos trabalhadores da indústria da carne e dos gráficos. Participou ativamente da Resisténcia Obrero Estudantil (ROE), um agrupamento de tendência que unia trabalhadores e estudantes em lutas e mobilizações de massas, e também da Organização Popular Revolucionária 33 Orientales (OPR-33), braço armado da FAU, que realizou ações como sequestros políticos e expropriações. Preso por doze anos, entre 1973 e 1985, foi brutalmente torturado pelas forças da ditadura militar e, com a abertura, foi um dos rearticuladores da FAU, ainda nos anos 1980. A partir dos anos 1990, contribuiu diretamente para a difusão do especifismo no Brasil e em outras localidades.” (Felipe Corrêa, A estratégia do especifismo)

Não há palavras suficientes para falarmos desse humilde, fraterno, ético, determinado e amoroso companheiro. Todos aqueles que tombaram – pela ação direta revolucionária, pelas mãos dos torturadores do Estado, pelo avançar da idade, que deram seu suor, sangue, lágrimas… vida… pela construção do Anarquismo Organizado… pela construção de um Povo Forte – seguirão em pé, através de nossas bandeiras, empunhadas ao alto, pois carregamos um mundo novo em nossos corações e não temos nenhum medo das ruínas que nos rodeiam… reconstruiremos um novo mundo, a cada instante em nossas lutas.

A Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) sente imensamente a sua partida, querido companheiro! Enquanto exemplo do teu legado, a Organização e Luta do Anarquismo Organizado brasileiro seguirão com as bandeiras rubro-negras ao alto!

JUAN CARLOS MECHOSO, PRESENTE HOJE E SEMPRE!

Arriba lxs que luchan!

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)