No último dia 31 de outubro, nossas irmãs e irmãos do Paraná completaram 3 anos organizadxs pelo Coletivo Anarquista Luta de Classes (CALC/CAB). Abaixo publicamos a nota comemorativa dos 3 Anos da Organização.
Vivas ao CALC!
Vivas a CAB!
CALC: 3 ANOS DE LUTA POR SOCIALISMO E LIBERDADE!
Ontem, dia 31 de outubro, fez três anos do lançamento público do CALC (Coletivo Anarquista Luta de Classe). No dia 31 de outubro de 2010 lançávamos a carta de apresentação do CALC, veja aqui http://coletivoanarquistalutadeclasse.wordpress.com/2010/10/.
Desde o ano de 2008 vinhamos nos organizando para a revenda de materiais anarquistas na cidade de Curitiba. Todavia, vinhamos, internamente, debatendo a necessidade de organizar a incipiente militância do anarquismo que surgia nos movimentos sociais de Curitiba (em especial naquele momento no movimento estudantil e luta por moradia). Em 2010 afinados com a proposta do especifismo, apresentamos a militância local, nossa modesta proposta de organização. É sempre oportuno lembrar o apoio que recebemos das organizações que no momento compunham o FAO (Fórum do Anarquismo Organizado) e atualmente compõem a CAB (Coordenação Anarquista Brasileira), demonstrando na prática que a solidariedade é mais que “palavra dita”, o apoio dos compas do então FAO, em especial da FARJ e FAG foram fundamentais para a consolidação da proposta orgânica do CALC.
Assim, publicamente, naquele 31 de outubro de 2010, firmávamos o que objetivamos com nossa proposta: “(…)buscamos um retorno organizado às lutas sociais, esperando que outros companheiros e companheiras da cidade de Curitiba e do Paraná venham se juntar a nós. Assim, acreditamos que será possível retomarmos o caráter social e classista que o anarquismo sempre portou, pois se continuarmos desorganizados ideologicamente não constituiremos uma força política capaz de intervir na dinâmica das lutas sociais, o que só interessa aos nossos adversários e inimigos de classe.”
Podemos afirmar que inserimos o anarquismo organizado ao menos em parte das lutas sociais, desenvolvendo uma linha coletiva para atuação dos anarquistas, e de algum modo propiciando um veículo para o retorno dos anarquistas as lutas. Em nossos lugares de estudo, nos locais onde realizamos nossos trabalhos sociais comunitários e mesmo em alguns locais de trabalho temos organizado nosso, ainda pequeno, mas firme punho. Podemos afirmar que temos criado uma referência do anarquismo organizado nas lutas sociais de Curitiba, a exemplo da luta pelo transporte que tomou as ruas do país.
Sabemos que a muito a ser feito, mas parte do essencial temos a convicção que realizamos cotidianamente na medida em que nos mantemos organizados e ativos em meio as lutas do povo.
Esperamos que o nosso CALC possa durar o tempo necessário para que participemos da luta pela emancipação do povo explorado e assim derrotar o capital.
Em breve postaremos aqui no blog um texto fazendo um balanço destes três anos de existência do CALC.
Viva o CALC!
Viva a CAB!
Lutar, criar, Poder Popular!!!
CALC 01 de Outubro de 2013.