mar 152022
 

Há mais de um século, em 8 de março de 1917, as trabalhadoras em São Petersburgo (Rússia) entraram em greve e se manifestaram pelo pão e pela paz, lançando assim um movimento revolucionário histórico. Foi nessa época que o 8 de Março, como dia de luta pelos direitos e liberdades da mulher, começou a ser comemorado.

Assim, no ano de 2022, as mulheres e as dissidências ainda são uma das partes mais oprimidas da sociedade. Este é e tem sido o caso no trabalho, em casa, na crise sanitária ou em situações de guerra. É por isso que nossa revolta poderia derrubar estados, capitalismo, dominação patriarcal e racista.

Dupla exploração: salarial e doméstica

O duplo dia de trabalho é a realidade da grande maioria das mulheres no mundo. Ou seja, quando terminamos de trabalhar para nossos chefes, vamos para casa e muitas vezes temos que fazer todo o trabalho doméstico e de cuidado, ou a chamada “re-produção de força de trabalho” que é necessária para os capitalistas. É claro que, como qualquer trabalho invisível, ele não traz nenhuma compensação econômica. Esta é a única maneira que este sistema pode sobreviver, e é somente através de fortes mandatos ideológicos que ele pode ser sustentado.

Por outro lado, no campo do trabalho assalariado, os empregos que são ocupados principalmente por mulheres tendem a reproduzir um padrão semelhante. Não são reconhecidos nem visíveis. Pelo contrário, são desvalorizados e precários. Mas também são indispensáveis, como a crise sanitária revelou profundamente: com caixas de supermercado, cuidadores, limpadores. Todo o sistema entraria em colapso sem o trabalho remunerado e não remunerado das mulheres.

E ainda assim, durante muito tempo, o movimento trabalhista não conseguiu organizar setores femininos, argumentando a falta de combatividade no setor de serviços. Esse setor têm sido apresentado como não estratégicos na produção. Temos sido apontadas como sujeitos com pouca capacidade para assumir responsabilidades políticas ou sindicais, ou tem sido argumentado que nosso temperamento não é adequado a este papel. Muitos pretextos persistem até hoje por não questionar a cultura patriarcal sobre a qual o movimento trabalhista tem sido historicamente construído, o que tem relegado mulheres e dissidências à categoria de subordinados ou pior.

Entretanto, cavando um pouco mais fundo, a história é rica em numerosas greves vitoriosas e na combatividade feminina. Sempre nos levantamos contra a superexploração resultante da aliança do patriarcado e do capitalismo.

O aumento dos salários das mulheres, o reconhecimento de nossas qualificações, a melhoria de nossas condições de trabalho e a luta contra a violência de gênero e sexual no trabalho são questões que o sindicalismo revolucionário deve assumir o mais rápido possível. Da mesma forma que a revalorização e a socialização das tarefas de cuidado é fundamental. Isto é uma necessidade, não apenas para aqueles que estão na base, mas também para a perspectiva de mudança social radical que todas as trabalhadoras carregam em nossos corações e em nossas lutas.

A greve feminista é uma das ferramentas à nossa disposição para acelerar esta transformação indispensável e a queda final da aliança criminosa do patriarcado e do capitalismo. A greve feminista não é apenas uma chamada dentro do trabalho assalariado: ela também pode exigir uma greve sobre o consumo e o trabalho de cuidado, o que significa não fazer compras, não fazer tarefas domésticas, não cuidar de crianças, etc.

Os Estados e setores reacionários fazem guerra contra as mulheres

O patriarcado é a exploração material, simbólica e econômica das mulheres e dissidentes. Mas é também a apropriação de nossos corpos e nossa subjetividade (nossos desejos, anseios, projetos, ideias) através da violência em todas as suas formas, ou a limitação de nossos direitos.

Neste ano de 2022, a comemoração do 8 de março ocorre em um contexto internacional no qual estão acontecendo guerras em grande escala. Assim, setores ultra-reacionários e misóginos detêm o aparelho estatal e estão na ofensiva, como no Afeganistão, mas também na Polônia, ou em vários outros estados. A violência de gênero e sexual é ainda mais numerosa nessas situações específicas e as mulheres estão sempre na linha de frente da política de terror, de estupro sistemático e de manter as mulheres no covil dos opressores.

Além disso, em 2022, as mulheres ainda não têm plenos direitos sobre nossos próprios corpos em muitos países. Onde existe formalmente, o acesso ao aborto e outros contraceptivos é desafiado por movimentos de extrema-direita ou políticas de austeridade.

Por trás desses obstáculos e relutância está a ideia de que não somos realmente seres responsáveis.

É por isso que o acesso ao aborto é um direito indispensável e transformador. É o momento mais óbvio quando uma mulher escolhe livremente a si mesma antes de qualquer outra coisa. As mulheres estão fazendo uma escolha livre quando fazem um aborto. É por isso que a luta pelo aborto é fundamental para a emancipação da mulher: o aborto deve ser livre e acessível, em todos os lugares, o tempo todo!

Organizar-se e lutar contra o patriarcado, o capitalismo, o Estado e os reacionários

Hoje, em mais de 50 países, mulheres e dissidentes estão participando do movimento de greve internacional em 8 de março. O movimento feminista na Argentina contribuiu de forma decisiva para sua renovação em 2017. Elas nos disseram então: “As mulheres do mundo estão se organizando em um confronto e em um grito comum: a Greve Internacional da Mulher. Nós paramos. Nós atacamos. Colocamos em prática o mundo em que queremos viver”.

Nossas organizações abraçam a luta pela emancipação das mulheres e dissidências e incentivam cada uma de nossas companheiras a fortalecer a luta de classes, investindo e tomando seu lugar em todas as organizações sociais (sindicatos, estudantes, organizações comunitárias, etc.) e políticas populares.

A greve feminista de 8 de março é uma das ferramentas que propomos e defendemos nesta luta contra a opressão das mulheres e, com elas, de todos os oprimidos do mundo. Uma instância construída a partir das bases em cada uma de nossas organizações sindicais e sociais, destacando o protagonismo, a força e o compromisso daqueles de nós que lutam todos os dias pela revolução social. Superar as tentativas de institucionalização de governos que procuram moderar, compensar e, assim, dar um caráter reformista à nossa luta.

Contra a cultura do estupro e do feminicídio.
Contra a dupla exploração das mulheres trabalhadoras.
Contra o patriarcado, os Estados e o ca
pitalismo.

Viva a luta das que vêm de baixo. 8 de março: Dia de resistência e luta

☆ Alternativa Libertária (AL/FdCA) – Itália
☆ Αναρχική Ομοσπονδία (Federação Anarquista) – Grécia
☆ Movimento de Solidariedade do Trabalhadores de Aotearoa (AWSM) – Aotearoa/Nova Zelândia
☆ Coordenação Anarquista Latinoamericana (Coordenação Anarquista Brasileira – CAB, Federação Anarquista de Rosário – FAR, Federação Anarquista do Uruguai – FAU) – América Latina
☆ Embat, Organização Libertária de Catalunya – Catalunha
☆ Federação Anarquista de Santiago (FAS) – Chile
☆ Grupo Libertário Vía Libre – Colômbia
☆ Libertäre Aktion (LA) – Suíça
☆ Grupo Anarquista Comunista de Melbourne (MACG) – Austrália
☆ Organização Anaquista de Córdoba (OAC) – Argentina
☆ Organização Anarquista de Santa Cruz (OASC) – Argentina
☆ Organização Anarquista de Tucuman (OAT) – Argentina
☆ Organização Socialista Libertária (OSL) – Suíça
☆ Roja y Negra – Organização Política Anarquista – Argentina
☆ União Comunista Libertária (UCL) – França, Bélgica & Suíça

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)