dez 082020
 

No dia 8 de dezembro de 2008, na abertura do I Encontro Libertário: Anarquismo e Movimentos Sociais, a Organização Resistência Libertária lia seu Manifesto de Criação. (https://resistencialibertaria.org/2016/02/20/manifesto-de-criacao/)

Naquele momento, anarquistas que já atuavam de forma descoordenada no nosso Estado entendiam pela necessidade de organização política para potencializar a militância no plano político e social. Hoje, fruto daquele esforço de nossos(as) fundadores(as), nossa organização completa doze anos de existência. Este período certamente não é muito tempo diante da longa caminhada que nosso povo pobre organizado trilha na construção do poder popular. Nesse cenário, somos uma pequena e recente semente plantada no solo cearense, mas uma semente que se movimenta e dá frutos e, por isso, para nós, esses doze anos significam o nosso esforço enquanto anarquistas organizadas(os) em enraizar nossa ideologia no estado do Ceará.

Nesse período, com muito esforço e dedicação fortalecemos nossa convicção ideológica pelo anarquismo especifista e a luta do nosso povo pobre e oprimido. Nesses doze anos atuamos modestamente na luta do nosso povo construindo desde baixo a resistência daqueles e daquelas que o estado policial de ajuste corta na própria pele, que lutam de forma autônoma e com independência de classe nos bairros e vielas da periferia, nos territórios de povos tradicionais, nas escolas e universidades precarizadas, nos sindicatos e nas organizações de trabalhadores(as) terceirizados(as) e desempregados(as), no cárcere, nos espaços autoorganizados de mulheres, povo preto e população lgbtqi+.

Os últimos anos não foram fáceis para o nosso povo e também para a nossa militância e muitos(as) dos(as) nossos(as) precisaram se afastar. Não somos eternamente fortes nem eternamente fracos na luta popular e mesmo que alguns dos nossos tenham se afastado registramos que foi graças ao esforço que depositaram no nosso projeto, foi graça ao suor e a disposição de cada um de vocês que nossa organização hoje completa doze anos.

Nesse momento de celebração reafirmamos nosso compromisso com o anarquismo organizado e especifista no Ceará e com a luta do nosso povo. Fazemos doze anos em tempos de avanço do fascismo e de neoliberalismo no nosso país, numa conjuntura ofensiva contra nós e nosso povo, mas nem por isso nos ajoelharemos. Desde nossos locais de trabalho, estudo e moradia, no campo e na cidade, estaremos ao lado daqueles que lutam desde baixo para mais um período de resistência.

Hoje queremos agradecer aqueles e aquelas que nessa jornada de mais de uma década dedicaram-se para construir nossa organização. Agradecemos aos(às) que trilharam o início desse caminho, fortalecendo as bases para que hoje pudéssemos estar firmes. Agradecemos aos nossos companheiros e companheiras dos movimentos sociais em que atuamos, que ao nosso lado travam as batalhas do dia-a-dia.

Por fim, registramos que este último ano foi de reorganização em nossas fileiras e coordenação do nosso projeto no Ceará com o fortalecimento da nossa convicção ideológica especifista, sem deixar de lado em nenhum momento a militância social que estrutura nossa atuação como anarquistas. Esse foi um período no qual a Coordenação Anarquista Brasileira teve um papel fundamental de suporte e formação ideológica. Com isso, cada militante de cada uma das organizações políticas que constroem a CAB, sintam um caloroso abraço de agradecimento pela culminância desde ano difícil para nós. A ORL segue sendo a morada do anarquismo especifista no Ceará e está desperta na luta do nosso povo.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)